Estudo do mercado promocional em USA

, a maior organização de meios de comunicação e brindes de USA, revelaram num novo estudo, que os brindes promocionais superam a propaganda por tv, rádio e publicidade escrita, como a mídia publicitária mas efetiva.

O estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores da ASI que entrevistaram pessoas e que viajavam a New York, Chicago, Los Angeles, e Philadelphia. Aos participantes do este estudo, que eram pessoas de negócios maiores de 21 anos, perguntaram-lhe se eles tinham recebido alguns produtos promocionais nos últimos 12 meses.

Entre os pontos-chave, os resultados indicam que:

  • 84% das pessoas recordam-se do anunciante dos brindes que receberam.
  • 42% têm uma impressão mais favorável de anunciante depois de ter recebido um brinde.
  • 24% indicaram, que seria mais provável que eles façam negócios com o anunciante por causa dos brindes promocionais recebidos.
  • A maioria dos participantes (62%) têm concretado negócios com o anunciante, depois de ter recebido brindes deste. .
  • Os brindes promocionais mais comuns são as canetas com 54% , seguido por chaveiros, camisetas, bonés e sacolas.
  • 81% ficaram com a maioria dos brindes promocionais, porque os consideravam úteis.
  • 75% dos participantes, usaram seus brindes por quase 7 meses.

Estas estatísticas nos permitem concluir que as empresas têm resultados favoráveis com seus investimentos em brindes promocionais e que nenhum outro meio de comunicação permite um aumento na intenção de compra como os brindes.

Esta pesquisa também, aconselha as empresas a investir em brindes mas do que nunca, agora que temos que enfrentar condições econômicas turbulentas. Timothy M. Andrews disse: “produtos promocionais fornecem resultados mensuráveis para um investimento muito prudente.”

“Distribuidores e fabricantes devem utilizar estes resultados para educar aos seus clientes atuais, potenciais e consumidores finais em relação ao poder que tem os brindes promocionais e como estes podem incrementar as vendas e a exposição da marca,” continuou Andrews. “Os brindes, são presentes essenciais que quebram o ruido da mídia convencional e chegam ao consumidor fornecendo um impacto real num nível pessoal

Os produtos promocionais são artigos que têm sido gravados com um logótipo corporativo ou alguma mensagem e é usado como incentivo, estímulo, ou como parte duma campanha publicitária. A indústria partilha 13% do mercado de publicidade, com U$S 19,6 bilhões em vendas em 2007 (em EUA).

Fonte: www.asicentral.com/study – Larry Basinait, diretor executivo de estudos de investigação da ASI.